top of page

Glossário - Atividades Técnicas

Fonte: Guia de Preenchimento da ART Web

ANÁLISE - A atividade que envolve a determinação das partes constituintes de um todo, buscando conhecer sua natureza.

ANTEPROJETO - A atividade que envolve a materialização do esboço preliminar de um projeto. ARBITRAMENTO A atividade que envolve a tomada de decisão ou posição técnica entre alternativas controvertidas ou que decorrem de aspectos subjetivos.

ASSESSORIA - A atividade que envolve subsidiar quem efetivamente toma as decisões finais relativas à obra ou serviço.

ASSISTÊNCIA - A atividade que envolve as decisões finais aos profissionais responsáveis pelos projetos, execuções, manutenções, instalações, condução, implantação, conservação, pesquisa, com relação à obra ou serviço.

AVALIAÇÃO - A atividade que envolve em determinar tecnicamente o valor qualitativo ou monetário de um bem, de direito ou de entendimento.

CARGO OU FUNÇÃO - O desempenho de cargo ou função técnica, seja por nomeação, ocupação ou contrato de trabalho, tanto em entidade pública quanto privada, obriga o registro da ART no CREA em cuja jurisdição for exercida a atividade.

CLASSIFICAÇÃO - A atividade que consiste em comparar os produtos, características, parâmetros e especificações técnicas (estabelecidas nos padrões).

CONDUÇÃO - A atividade que consiste no comando, chefia de equipe de trabalho, de instalação, de montagem, de operação ou de manutenção, dentro do campo da respectiva especialização.

CONSERVAÇÃO - A atividade que envolve um conjunto de operações visando manter em bom estado, preservar, fazer durar, guardar adequadamente, permanecer ou continuar nas condições de conforto e segurança previsto no projeto.

CONSULTORIA - A atividade que envolve matéria específica, em que o profissional, através de seus conhecimentos técnicos e de forma eventual, fornece parecer substanciado, restrito às matérias especificadas que tenham sido objeto da consulta.

CONTROLE DE QUALIDADE - A atividade que envolve o acompanhamento efetivo da produção e verificar o enquadramento do produto ou serviço dentro das normas técnicas e das especificações, em termos de projeto padrão e mensuração visando a correção de eventuais desvios e fornecer os elementos para a aceitação ou rejeição.

COORDENAÇÃO TÉCNICA - A atividade que envolve decisões técnicas de uma obra ou serviço, porém subordinados a uma direção.

DESENHO TÉCNICO - A atividade que implica na representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas definindo detalhamento, as características técnicas da obra ou serviço, sob orientação de profissional de nível superior.

DIREÇÃO A atividade que compreende acionamento de todas as decisões finais na obra ou no serviço. É atividade usual de profissional diretor da empresa que conta com outros profissionais tanto de nível superior como de médio em quadro funcional.

DIVULGAÇÃO TÉCNICA A atividade que visa difundir, propagar ou publicar matéria técnica de forma escrita. ENSAIO A atividade que envolve o estudo ou investigação sumária dos aspectos técnicos e/ou científicos dentro do campos de sua modalidade profissional.

ENSINO - A atividade que visa transmitir conhecimentos técnicos a outrem de maneira formal, dentro do campos de sua modalidade profissional.

ESPECIFICAÇÕES A atividade que envolve a fixação das características, das condições ou requisitos de materiais, equipamentos, técnicas de execução a serem empregadas na obra ou serviço.

ESTUDO A atividade que envolve simultaneamente a pesquisa, levantamento, a coleta, a observação, o tratamento de todos os elementos necessários para a análise de natureza técnica à obra ou serviço, ou desenvolvimento de métodos ou processos de produção e/ou à determinação de viabilidade técnica-econômica.

EXECUÇÃO A atividade de materialização da obra ou ao realizar serviços (previsto nos projetos) dentro de um campo de sua modalidade profissional.

EXPERIMENTAÇÃO A atividade que consiste em observar manifestações de um determinado fenômeno, sob condições previamente estabelecidas, ou colocar ou comparar alternativas.

EXPURGO A atividade que consiste em limpar, purificar impurezas, sobras ou elementos nocivos, relativos a obra ou serviço EXTENSÃO A atividade que envolve a transmissão de conhecimentos técnicos pela utilização de sistemas informais de aprendizado.

FABRICAÇÃO A atividade que envolve a transformação de matérias primas em produtos.

FISCALIZAÇÃO A atividade que envolve o controle e a inspeção sistemática da obra ou serviço, com a finalidade de examinar ou verificar se o desenvolvimento da execução obedece as especificações e prazos estabelecidos ao projeto.

INSPEÇÃO A atividade de vistoriar ou examinar ou inspecionar a obra ou serviço, acusando no laudo técnico o estado em que se encontra o objeto da inspeção, dentro do campo de sua modalidade profissional.

INSTALAÇÃO A atividade que implica em colocar ou dispor convenientemente, peças, equipamentos e acessórios a determinada obra ou serviço.

LAUDO TÉCNICO A atividade que consiste em elaborar uma peça escrita, fundamental na qual o profissional expõe as observações de estudos efetuados, bem como as respectivas conclusões.

LEVANTAMENTO A Atividade que envolve a observação, a mensuração e/ou a quantificação de dados de natureza técnica necessários à execução da obra ou serviço.

LOCAÇÃO A atividade que envolve a marcação, por mensuração, do terreno a ser ocupado por uma obra, sob a direção de profissional de nível superior.

MANUTENÇÃO Atividade que implica em conservar aparelhos, máquinas e equipamentos em bom estado de operação sob a direção de profissional de nível superior, dentro do campo de sua especialização.

MEMORIAL Conjunto de estudos, definições, relatos e/ou descrições necessárias ao entendimento é complementação de projetos, laudos ou serviços de engenharia.

MENSURAÇÃO Atividade que envolve, efetua e apura as medições necessárias à quantificação de determinado fenômeno, produto, bem como obras ou serviços num determinado período.

MONTAGEM Atividade que implica no arranjo ou disposição ordenada de peças ou mecanismos de modo a compor um todo a funcionar.

ORÇAMENTO Atividade que envolve apresentar ordenadamente o levantamento de todos os elementos pertinentes à obra ou serviço no âmbito da respectiva modalidade profissional.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Atividade de orientar tecnicamente alguém, analisando criteriosamente os vários aspectos da questão.

PADRONIZAÇÃO Atividade que envolve determinar, estabelecer características ou parâmetros necessários que visam a quantificação, a uniformização de processos, produtos ou bem.

PALESTRA OU CONFERÊNCIA Atividade que visa difundir matéria técnica de forma oral.

PARECER TÉCNICO Atividade que implica em elaborar uma peça escrita, na qual contenha opinião fundamentada sobre determinado assunto, emitido pelo profissional.

PERÍCIA Atividade que envolve a apuração das causas reais ou mais prováveis que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos, pelo que a perícia pressupões uma vistoria anterior.

PESQUISA Atividade que envolve a investigação minuciosa, coleta de dados sistemática e metódica para elucidação, conhecimento e interpretação dos aspectos técnicos e/ou científicos de determinado processo, fenômeno ou fato.

PLANEJAMENTO Atividade que envolve a formulação sistematizadas de um conjunto de decisões devidamente integrantes expressas em objetivos e metas e que implica e os meios disponíveis e/ou necessários para alcançá-las, em prazo determinado.

PROCESSAMENTO DE DADOS Atividade que implica na preparação e aproveitamento de dados ou elementos básicos de informação, de acordo com regras precisas, programas, a fim de obter-se outras informações ou as mesmas apresentadas, de modo distinto.

PRODUÇÃO Atividade que envolve o tratamento e/ou transformação de matéria prima, através de processos técnicos, pelo manuseio ou a utilização de equipamentos, gerando produtos acabados, semiacabados ou matéria prima para outro produto ou em série. PROJETO Atividade necessária à materialização dos meios, através dos princípios técnicos e científicos, visando a consecução de um objetivo ou meta, adequando-se aos recursos disponíveis e às alternativas que conduzem à viabilidade de decisão.

PROJETO E EXECUÇÃO Atividades em conjunto listadas.

RECEITUÁRIO Formulário elaborado por profissional de nível superior, na área da agronomia, onde recomenda e indica as quantidades e características, modo de utilização e precauções necessárias dos produtos agrotóxicos.

REGULARIZAÇÃO Laudo técnico resultante da avaliação de uma obra construída na sua totalidade ou parcialmente sem a participação de profissional habilitado. Ao regularizar trabalho iniciado ou concluído sem a participação efetiva de responsável técnico, o profissional passa a ser responsável por sua solidez e segurança, respondendo pelo mesmo em qualquer instância.

RESTAURAÇÃO Atividade que implica em recuperar na parte ou no todo a obra equipamento mantendo as características iniciais. SUPERVISÃO É a atividade que compreende o acompanhamento e orientação da obra ou serviço dentro dos campos da respectiva especialização.

VIABILIDADE TÉCNICA Atividade que envolve os estudos de viabilidade técnico e econômico financeiro ou projetos futuros.

VISTORIA Atividade que envolve a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos, que constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.

bottom of page